Dia 24 de Setembro
Dia Nacional do Surdo
Hoje, 24 de Setembro, Dia Nacional do Surdo, gostaria de fazer uma reflexão com enfoque na surdez súbita. A surdez súbita, é uma perda de audição repentina, na maioria dos casos, unilateral e predominante na população entre os 40 e 60 anos de idade. O mais importante perante uma situação de surdez súbita é consultar um otorrinolaringologista e iniciar o tratamento de forma a evitar que o problema se agrave e a perda auditiva se torne definitiva.
Na maioria das situações, os motivos da surdez súbita são indeterminados e inexplicáveis, pelo que este é um dos temas mais controversos e desafiantes para os médicos otorrinolaringologistas. Não há unanimidade quanto ao tratamento, sendo incontestável a medicação com corticoides ou por injecção trans-timpânica, mas há cada vez maiores evidências em como a Oxigenoterapia Hiperbárica tem beneficiado muitos doentes.
O uso habitual da Oxigenoterapia Hiperbárica ocorre como terapia de resgate (ou de último recurso), e há evidências em como melhora significativamente a audição inicial, no entanto, questiono: Se a Oxigenoterapia Hiperbárica é usada quando nenhuma das outras terapias tem sucesso, imagine-se o que seria usá-la de início como terapia complementar?!
A Oxigenoterapia Hiperbárica tem mostrado proporcionar um efeito adicional benéfico significativo quando usado em combinação com a terapia dita convencional à base de corticoides. Por este motivo, creio ser de se encorajar a utilização da Oxigenoterapia Hiperbárica, uma vez tem um papel importante na terapêutica desta patologia, também e essencialmente, como tratamento inicial (associado a outras terapêuticas).
Muitas das situações de pacientes que recebemos no Centro Hiperbárico de Cascais são situações cujo tempo de “maturidade” da surdez já é demasiado, muito perto do que se prevê como sendo o tempo possível para a recuperação de uma surdez súbita, que é cerca de 3 meses. Estou convicta de que, como em tudo na saúde, quão mais célere for o tratamento, maior a taxa de sucesso de recuperação da audição.
No Centro Hiperbárico de Cascais temos uma equipa altamente especializada, com competência em Medicina Hiperbárica dada pela Ordem dos Médicos e ampla experiência nas mais variadas aplicações deste tipo de tratamento. Somos testemunhas diariamente com os nossos pacientes que sofrem de surdez súbita, em como um tratamento precoce é muitas vezes factor essencial para o sucesso do mesmo.
A Oxigenoterapia Hiperbárica é portanto uma terapia a considerar no tratamento de doentes com Surdez súbita. Muita da qualidade de vida de vida de todos nós está dependente da audição e no Centro Hiperbárico de Cascais estimamos muito por ela!
Maria Luís Gameiro
Direcção Centro Hiperbárico Cascais