Dia Mundial da Fisioterapia: Oxigenoterapia Hiperbárica e Fisioterapia: a combinação perfeita?

8 de Setembro, 2021
dia-mundial-fisioterapia-pt.jpg

Dia 8 de Setembro
Dia Mundial da Fisioterapia

Oxigenoterapia Hiperbárica e Fisioterapia: a combinação perfeita?

Hoje, Dia Mundial da Fisioterapia, é o momento ideal para refletir sobre a evolução das técnicas utilizadas neste sector, nomeadamente, na recuperação de lesões traumáticas e, também, na crescente utilização no âmbito da Medicina Desportiva.

Vários estudos científicos têm demonstrado que, a combinação de tratamentos de Oxigenoterapia Hiperbárica com a Fisioterapia, traz maior eficiência nos resultados e uma efetiva redução de dor comparativamente aos tratamentos com recurso a Fisioterapia de forma isolada.

O tratamento com Oxigenoterapia Hiperbárica tem diferentes efeitos nas lesões: por um lado, a prevenção e, por outro, a aceleração da recuperação.

Ao aumentar a concentração de oxigénio no sangue, promove-se a melhoria da oxigenação e do aporte dos nutrientes aos músculos. Esta situação leva a uma maior resistência à fadiga, menor probabilidade de rotura ou lesão e, no caso de sofrer uma lesão, acelera a recuperação.

As lesões, habitualmente, têm um tempo de recuperação determinado. Este tempo não é exato, mas é influenciado por fatores como o estado físico da pessoa lesionada ou a maneira de reagir de cada organismo. Está comprovado que os tratamentos com oxigénio hiperbárico terapêutico diminuem os tempos de reabilitação de diferentes tipos de lesões sejam elas musculares, articulares, ósseas ou de ligamentos.

Na verdade, as lesões de forma geral, sejam elas traumáticas (decorrentes de acidentes do dia-a-dia) ou desportivas, apresentam sempre um défice de oxigenação e um aumento da inflamação. Contudo, com a Oxigenoterapia Hiperbárica é possível melhorar essas componentes, diminuindo o tempo de recuperação de forma evidente e eficiente uma vez que existe uma melhor nutrição dos tecidos.

A câmara hiperbárica é útil não apenas para atletas lesionados ou fatigados, mas também para aqueles que estão saudáveis. Usando a oxigenoterapia hiperbárica antes do exercício intenso, vários objetivos são alcançados:
Otimiza-se a circulação cerebral, a concentração de oxigénio a nível  muscular é aumentada e o sistema imunológico é fortalecido. Além disso, os glóbulos vermelhos são estimulados, obtendo uma melhoria significativa na condição física.

Este tratamento é usado regularmente por atletas de elite, mas não é necessário praticar deporto de modo profissional para tirar partido dele.

O Centro Hiperbárico de Cascais é, à data, o primeiro e o único centro privado com câmaras monolugares exclusivamente direcionado para a Medicina Hiperbárica e com registo na Associação Europeia.

É composto por uma equipa altamente especializada, com competência em Medicina Hiperbárica dada pela Ordem dos Médicos e ampla experiência nas mais variadas aplicações deste tipo de tratamento. Em particular no dia de hoje, damos ênfase à experiencia e muito sucesso que temos com pacientes que nos procuram para tratar as suas lesões decorrentes de acidentes assim bem como de atletas, quer para recuperação de lesões quer para aumento de performance.

Muitos destes pacientes são aconselhados pelos seus Fisioterapeutas para a realização desta terapêutica de forma complementar, mas também temos muitos pacientes que nos procuram de modo autónomo e que surpreendem os seus Fisioterapeutas com os resultados que experienciam.

A Medicina Hiperbárica é portanto uma terapia que vem revolucionar a Fisioterapia atual.

Maria Luís Gameiro

Direcção Centro Hiperbárico Cascais

2019-08-19 - LOGO CHC -02

O CENTRO HIPERBÁRICO DE CASCAIS é o primeiro Centro de Medicina Hiperbárica Português com câmaras monolugares que permitem fazer tratamentos médicos até 3 ATA.

Membro da EUBS

logowubs-2

Centro Hiperbárico de Cascais

© Centro Hiperbárico de Cascais 2020 - by Blendup Marketing Digital