Contacte-nos para mais informações
Preencha o formulário e responderemos o mais rápido possível.
Perguntas Frequentes
O que é uma câmara hiperbárica?
É um espaço hermeticamente fechado, onde o paciente entra para se submeter a uma sessão de oxigenoterapia hiperbárica, na qual respira oxigénio 100% puro a uma pressão mais alta que a pressão atmosférica. No caso do Centro Hiperbárico de Cascais, a Câmara é monolugar, construída em Acrílico completamente transparente e poderá ter uma pressão de 3 ATA.
O que é oxigenoterapia hiperbárica?
É um tipo de terapia médica não invasiva que consiste em respirar oxigénio puro a pressões superiores à atmosférica. O paciente deve entrar na câmara hiperbárica, uma vez que é o único mecanismo que cria as condições especificadas.
Esta é uma nova terapia?
Não. O uso da oxigenoterapia hiperbárica no tratamento e cura de doenças desenvolveu-se nos últimos 100 anos e todos os dias há novos avanços na pesquisa científica.
Qual é o mecanismo de ação da oxigenoterapia hiperbárica?
O oxigénio inalado a alta pressão é diluído no plasma sanguíneo, que é um dos componentes do sangue, chegando a áreas do organismo que de outra forma seria impossível alcançar. Desta forma, a elevada quantidade de oxigénio transportado pelo sangue constitui um medicamento genuíno com efeitos terapêuticos próprios.
Para que doenças este tratamento é prescrito?
A aplicabilidade deste tratamento é vasta e a ciência tem evoluído muito nos últimos anos. Enumerando algumas dessas aplicações temos : acidente de mergulho, acidente vascular cerebral, pé diabético, lesões secundárias à radioterapia, intoxicação por monóxido de carbono, osteomielite, redução do tempo na consolidação de fraturas, gangrena gasosa, traumatismos de grande dimensão, surdez súbita, melhoria da aptidão física dos atletas, efeito anti-envelhecimento.
Qual a sensação durante o tratamento dentro da câmara?
Durante o período de compressão, pode sentir pressão discreta no ouvido (sensação de preenchimento do ouvido), superado por manobras simples de compensação, como bocejo simples, deglutição de saliva e manobra de Valsalva (exalar forçadamente o ar contra os lábios fechados e nariz tapado).
Qualquer tipo de desconforto deve ser relatado ao especialista que está sempre presente.
Durante a compressão, e devido a um fenómeno físico, existe um aumento de temperatura ambiente e, ao contrário, durante a descompressão, a temperatura ambiente diminui. Uma vez atingida a pressão definida, o paciente não perceciona nenhuma alteração especial, podendo relaxar e ver televisão.
Pode causar algum problema?
É um procedimento médico muito seguro, embora não esteja isento de contra-indicações médicas, daí a necessidade de controlo médico realizado por especialistas em medicina hiperbárica com o objetivo de minimizar esses riscos.
Como deve o paciente preparar-se para o tratamento?
O tratamento em ambiente hiperbárico é realizado com oxigénio medicinal no seu estado puro a 100% e a altas pressões pelo que devemos elevar consideravelmente as medidas de segurança. Para entrar na câmara hiperbárica, não deve usar nenhum tipo de cosmético, perfume, laca ou outro adereço. A entrada na câmara deve ser feita apenas com roupa 100% algodão, roupa essa que é disponibilizada no centro hiperbárico no momento do tratamento.
É aconselhado a não fumar até pelo menos 2 horas antes e após cada sessão, se possível, elimine o hábito durante o decorrer do tratamento.
Cada situação tem o seu próprio protocolo terapêutico, pelo que o número de sessões e a pressão a utilizar são critérios médicos apropriados em cada caso pelo especialista.
Quem não pode usar a câmara hiperbárica?
Existem certas patologias ou tratamentos médicos que podem contra-indicar à priori este tratamento, como um pneumotórax, mas deve ser o médico hiperbárico a avaliar em cada caso se o tratamento é relevante ou não.